novembro 06, 2005

Ensinar a Pensar

Fiquei a "conhecer" Edward de Bono, pensador criativo através de uma entrevista no "Semanário Económico" do passado sábado. Para além de ter ficado interessado em ler alguns dos seus livros: "Pensamento Lateral", "Os seis chapéus do pensamento" e "Ensine os seus filhos a pensar", o que mais me entusiasmou foi ouvir que a solução para grande parte das dificuldades dos alunos é ensiná-los a pensar. É isto que também constato nas minhas aulas: os alunos não sabem pensar. Enquanto não investirmos grande parte das energias a ensiná-los a desenvolverem essa competência, o futuro não terá melhores dias. Era esta uma das medidas que tomava caso tivesse poder para isso!

Comments:
Eu dou formação e tb constato isso: pensar hoje em dia é raro. As pessoas precisam aprender a pensar, e isso é um grande objectivo a atingir.
 
Olá Paula e obrigado pela visita. A questão é que se os alunos não souberem pensar dificilmente irão atingir os restantes objectivos ou então irão simplesmente reproduzir algo sem entenderem verdadeiramente.
 
Absolutamente de acordo, Vítor!
Aliás, aproveitei a leitura deste teu post para escrever também sobre este assunto nos (in)docentes.
Uma das coisas que eu faço é obrigar os alunos, quando respondem, a explicarem sempre o porquê do que afirmam. Ou, pelo menos, a explicarem como é que chegaram à resposta. Inclusivamente nos testes.
Abraço!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?