novembro 26, 2005

8 Months

Today we complete 8 months since our marriage.
And for you Austin i just want so say: ILY

ps-ILY for us mean I Love You!

novembro 23, 2005

Animal Voice!

Recebi um email que dizia:
"Independentemente dos julgamentos que cada um possa fazer sobre o video, o facto é os animais têm de passar mal para o bem dos humanos!?"
Concordo.

Vejam: Free Me (Song lyrics and images may be offensive to some, sorry.)

ps- There are things that i don't agree with but it just makes one think!

novembro 22, 2005

A Ministra da Educação ganhou pontos!

Sim, acho que, depois de ter participado no programa mais formativo da televisão (Prós e Contras), a Ministra da Educação, na minha opinião, conseguiu mostrar coerência e convicção nas suas posições e nas medidas tomadas e a tomar. Quem está por fora do sistema certamente ficou convicto de que a Ministra está com boas intenções e está a fazer algumas coisas adequadas. Quem está por dentro do sistema sabe que não vai ser fácil mudar certas práticas e culturas de escola profundamente enraizadas. No entanto, não fiquei arrependido de ter feito greve porque acho que ela (e o governo noutros casos) está a errar ao não perceber que uma Reforma no Sistema Educativo só se faz com o apoio e a motivação dos professores e estes, na sua maioria, "não estão para aí virados!" Por outro lado, ela precisa de perceber que as mudanças precisam de tempo para preparação e organização das Escolas. Por último, no debate também faltou falar-se no despacho 50/2005 que realmente é importante para o futuro da educação. Pena que a greve não tenha sido feita por esta razão!

novembro 18, 2005

Fiz greve...

- não por não querer trabalhar as 35 horas semanais porque trabalho mais do que isso.
- não por não querer que os alunos tenham actividades de ocupação educativa porque acho que alguma coisa devia ser feita para ocupar os “furos” dos alunos.
- não por causa do aumento da idade da reforma, porque quem me dera poder conseguir ensinar até aos 65 anos de idade.

Fiz greve…

- porque não é com a medida de obrigar os professores a estarem mais tempo nas escolas que os fazem trabalhar mais e motivados.
- porque as actividades de ocupação educativa (aulas de substituição) deveriam ter sido discutidas e preparadas com mais antecência.
- porque, com a falta de medidas educativas disciplinares por parte dos professores, a grande maioria deles nem aos 60 anos de idade chegará em suficientes condições para ensinar.
- porque as medidas curriculares decretadas em nada beneficiam o sucesso e a verdadeira aprendizagem dos alunos (como é o caso do Despacho nº50/2005) mas apenas visam criar um falso sucesso escolar.
- porque se decretam medidas sem dar tempo e meios materiais/humanos às escolas para as implementarem adequadamente.
- porque a educação é fundamental para o futuro do país e não se tomam as medidadas adequadas nem se valoriza e financia este sector como se deveria.
- porque, como cristão, também é minha responsabilidade, lutar por uma sociedade mais justa, educada e bem formada.

ps.-o meu dia de greve foi passado em casa porque estou doente. Uma faringite, que não tratei adequadamente para não faltar às aulas, está a tentar deitar-me abaixo! No entanto decidi que iria justificar a minha falta por estar em greve e não por estar doente. "Sai-me do bolso" mas esta mais de acordo com a minha consciência!

novembro 17, 2005

"Ensino para europeu ver"!

Acerca do novo Despacho do Ministério de Educação (Despacho nº50/2005), O Diário de Notícias uma das suas implicações :Avaliação Excepcional

Não entrando na discussão do conteúdo deste despacho, refiro apenas que é notória a preocupação do Ministério com as estatísticas de insucesso e não com a aprendizagem dos alunos. Em vez de se tratarem as possíveis causas do insucesso escolar, compromete-se a aprendizagem simplesmente para tornar as estatísticas mais favoráveis à imagem do país. Somos cada vez mais um país com pouca integridade e cujo ensino é só "para europeu ver!"
Um colega meu, Nuno F. desabafou: "o Ensino Básico está a tornar-se cada vez mais um passeio onde a cidadania é fortemente fustigada, onde o empenho, trabalho e esforço são cada vez mais equivalentes ao desleixo, preguiça e laxismo."
Só espero que os professores e os Conselhos Pedagógicos saibam implementar com sabedoria e verdade este Despacho!

kids say the darndest things...

The other day, my brother told my mother she isn't ready to be a grandmother yet.
"Why?" she asked
He awsered: "Because you're not round! You're not cuddly enough..."

novembro 11, 2005

Biblical Humor!

www.reverendfun.com

novembro 10, 2005

Oração, Submissão ou Greve?

A classe docente foi convocada para fazer greve. Pela primeira vez, penso na real possibilidade de seguir este apelo. Concordo que há mudanças drásticas a fazer no ensino público nacional mas as que estão a ser tomadas no ensino básico, no meu entender, revelam alguma falta de conhecimento da realidade escolar e alguma falta de bom senso e sabedoria na sua aplicação, as quais apenas estão a contribuir para desmotivar ainda mais os professores.
É interessante notarmos que o apóstolo Paulo, preso algumas vezes devido ao domínio político de Roma, tenha escrito a Timóteo para que se orasse e suplicasse pelas pessoas investidas de autoridade e a Tito exortou para que os seus leitores fossem submissos aos governos e autoridades (ver I Tim.2:1,2; Tito 3:1,2).
Hoje decidi orar pela Ministra da Educação e pelos seus Secretários de Estado. Acho que precisam muito de sabedoria para tomarem as medidas adequadas e, como cristão, devo fazê-lo. Mas quanto às atitudes tomadas até aqui, devo submeter-me e obedecer sem qualquer contestação ou será que como cristão também posso e devo fazer greve de modo a alertar para o que está mal?
______________________________________________

The teachers have been invited to strike. For the first time, I am thinking seriously about the possibility of accepting the invitation. I agree that are drastic changes to be made in our public education system but the changes happening now, in my opinion, reveal a lack of knowledge of the reality of our school. Their application also reveals a lack of good sense and wisdom which is only serving to further demoralize our teachers.
It's interesting to note that the apostle Paul, who spent time in prison under the Romans, wrote to Timothy telling him to pray for the authorities. He also encouraged the Titus and his church to submit to the governors and authorities. (see I Tim.2:1,2; Titus 3:1,2)
Today I decided to pray for the Education Minister and for her colaborators. They need a lot of wisdom to decide on the best course of action and, as a Christian, I should do it. However, taking into account the decisions made up till now, should I submit and obey without protest or as a Chritian can and should I strike in order to highlight what is wrong?

novembro 06, 2005

Ensinar a Pensar

Fiquei a "conhecer" Edward de Bono, pensador criativo através de uma entrevista no "Semanário Económico" do passado sábado. Para além de ter ficado interessado em ler alguns dos seus livros: "Pensamento Lateral", "Os seis chapéus do pensamento" e "Ensine os seus filhos a pensar", o que mais me entusiasmou foi ouvir que a solução para grande parte das dificuldades dos alunos é ensiná-los a pensar. É isto que também constato nas minhas aulas: os alunos não sabem pensar. Enquanto não investirmos grande parte das energias a ensiná-los a desenvolverem essa competência, o futuro não terá melhores dias. Era esta uma das medidas que tomava caso tivesse poder para isso!

novembro 03, 2005

Santos e Finados

Escrevi algo sobre este tema e sobre uma suposta execução de um missionário em Timor, no blogue Exegeses e Homilias. Quem estiver interessado...

http://exegesesehomilias.blogspot.com

novembro 01, 2005

Feriado!

Hoje é feriado. Dia de "Todos os Santos" e recordação dos 250 anos desde o terramoto de 1755 ocorrido em Lisboa. Normalmente o dia de feriado usa-se para sair da rotina diária. Normalmente... mas no meu caso (e da grande parte dos professores do ensino público) isso não acontece porque tive de preparar testes, os quais terei de entregar amanhã. Não me estou a queixar, porque estou grato pelo emprego que tenho e por alguma flexibilidade que ele me dá. No entanto não posso deixar de me manifestar contra a avaliação injusta feita ao professores pelo Ministério da Educação, através da sua Ministra (e grande parte da sociedade), considerando que trabalham pouco. Ora se há dias de férias no Natal, Páscoa e Verão, durante grande parte dos dias do período lectivo o horário dos professores não se resume a trabalhar das 9 às 5 horas mas prolonga-se pela noite dentro! E que dias maravilhosos se aproximam, com os 137 testes que terei para corrigir!

----------

Today is a holiday. It's "All Saints' Day" and the 250th aniversary of the 1755 earthquake that leveled most of Lisbon. Normally, holidays are for leaving your daily routine behind. Normally...but in my case (and in the case of many public school teachers) that's not happening because I get to spend all day making up the tests I have to give tomorrow. I'm not complaining. I'm thankful to have a job and apreciate the flexibility that this one gives me. But I have to say I think it's unfair of the Ministry of Education (and many people) to say that teachers don't work hard. If on the one hand we get extra vacation at Christmas, Easter and in the summer, on the other there are many times during the schoolyear when we don't just work 9-to-5, but well into the evening, too! What wonderful days lie ahead for me, with 137 tests to grade!

Influências

Decidimos mudar o nome do nosso blogue de modo a rentablizar mais e melhor este espaço público de comunicação, tendo em conta a forma como o queremos passar a utilizar.
Não só iremos falar dos acontecimentos nas nossas vidas pessoais mas também iremos partilhar alguns dos nossos pensamentos relacionados com o ambiente social, cultural e religioso no qual estamos inseridos. Eu como professor numa Escola Pública, a colaborar com o ministério do IBP-ESETE e a Austin a estudar Economia na UNL (assim como a estudar cultura portuguesa), a colaborar numa associação de juventude e ambos como cristãos evangélicos, queremos falar nas coisas boas da vida mas também queremos abordar os aspectos que nos incomodam para os quais não podemos ficar acomodados como se de uma missão se tratasse. E assim sendo esperamos ser uma positiva influência!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?